Estuda a relação humano-tarefa-ambiente, considerando os espaços de trabalho, de serviços, de lazer e urbano, no que se refere à circulação e fluxos, às comunicações interpessoais, sinalização, barreiras arquitetônicas, marcadores espaciais e mapas cognitivos e à acessibilidade em meio físico.
O tema Ergonomia do Espaço Construído da linha de pesquisa Ergonomia e Usabilidade e Interação Humano-computador, do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio, contabiliza até março de 2015 um total de 9 dissertações de Mestrado e 1 tese de Doutorado defendidas.
RANGEL, Márcia Moreira; MONT’ALVÃO, Cláudia Renata. Projeto cromático para sistemas informacionais: proposta para o uso da cor em wayfinding para estabelecimentos assistenciais de saúde Rio de Janeiro 2016, 298p. Tese de Doutorado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica
OLIVEIRA, Gilberto Rangel; MONT’ALVÃO, Cláudia Renata. Método de design de interiores no Brasil: uma contribuição dos princípios da ergonomia do ambiente construído Rio de Janeiro 2016, 279p. Tese de Doutorado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica
GOUVÊA, Laura Vieira de; MONT’ALVÃO, Claudia. A praça contemporânea carioca. Uma análise ergonômica do ambiente construído da Praça Edmundo Bittencourt. 2013. Dissertação (Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 130 p.
OLIVEIRA, Gilberto Rangel de; MONT’ALVÃO, Claudia. O método avaliação e percepção de atributos para projetos: uma contribuição à ergonomia do ambiente construído. Rio de Janeiro, 2011, 167 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
RANGEL, Márcia Moreira; MONT’ALVÃO, Claudia . Cor e ergonomia do ambiente construído: uma investigação da orientação espacial em um ambiente hospitalar. Rio de Janeiro, 2011, Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
RIBEIRO, Lúcia Gomes; MONT’ALVÃO, Claudia Renata; do ESPÍRITO SANTO Junior, Respicio Antônio. Onde estou? Para onde vou? Ergonomia do ambiente construído: wayfinding e aeroportos. Rio de Janeiro, 2009, 266 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
RAPOSO, Myrtes; MORAES, Anamaria de. CME – “O Coração do Hospital”. Uma investigação ergonômica em centrais de materiais esterilizados nas unidades públicas de saúde. Rio de Janeiro, 2007, 178 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Giuseppe Amado de; MORAES, Anamaria de. Abordagem ergonômica da situação do pedestre na Barra da Tijuca. Rio de Janeiro, 2004, 178 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LUNARDI, Selma Cristina Port; MORAES, Anamaria de. Se esta rua fosse minha: estudo ergonômico do espaço urbano aberto, no centro de Juiz de Fora, MG, tendo em vista a implantação da rota acessível. Rio de Janeiro, 2007, 202 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FONSECA, Juliane Figueiredo; MONT’ALVÃO, Claudia Renata. A contribuição da ergonomia ambiental na composição cromática dos ambientes construídos de locais de trabalho de escritório. Rio de Janeiro, 2004, 291 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
REIS, Tereza Cristina; MORAES, Anamaria. Contribuição da Ergonomia nos processos de concepção de espaços de trabalho. 2003. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
BESSA, Olavo Fontes Magalhães; MORAES, Anamaria de. A agradabilidade do espaço urbano construído da cidade de Alfenas (MG): uma abordagem ergonômica. Rio de Janeiro, 2001, 204 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.