A experiência do usuário (termo em inglês, UX User Experience) pode ser entendida como a totalidade da percepção das interações que um indivíduo tem com um produto ou serviço. Essa interação pode ser tanto direta, quando o usuário interage diretamente com as interfaces do produto ou serviço, quanto pode ser indireta, quando o usuário pensa a respeito do produto ou serviço, em questões como, por exemplo, uma decisão de compra, um contato anterior, um relacionamento com a marca, dentre outras.
Para se projetar para uma experiência do usuário significante e memorável, é preciso se trabalhar diversas questões relacionadas, como: a pesquisa do usuário, para a compreensão dos seus hábitos, necessidades, desejos, comportamentos e atitudes; o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço centrado no usuário; a estratégia de negócios que tem a experiência do usuário como proposta de valor; assim como ferramentas que deem suporte ao desenvolvimento do produto ou serviço.
Assim, o LEUI | Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces da PUC-Rio se propõe, dentro da sua expertise, a oferecer uma série de cursos de extensão para o ensino de conteúdos associados ao UX Design. Os cursos têm como público-alvo profissionais e estudantes de Design, Comunicação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Webdesign, Marketing, Administração e qualquer outra área que envolva planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços digitais interativos, como websites, aplicativos móveis, e-commerce, TV interativa, etc.
Objetivo: apresentar e ensinar os fundamentos e principais conceitos envolvidos no UX Research, assim como os principais métodos e técnicas de investigação dos usuários para a equipe de projeto.
Objetivo: apresentar os fundamentos e conceitos para a estratégia de conteúdo informacional que será apresentado ao usuário ao longo de suas interações com produtos e serviços, com base em conteúdo textual e imagético.
Objetivo: apresentar princípios e métodos envolvidos na elaboração de estratégia de UX, desde a identificação de necessidades e desejos de cliente/usuário até a criação de modelos de negócios sustentáveis e escaláveis.
Objetivo: apresentar os principais tipos de protótipos, conceitos e ferramentas de prototipagem a fim de capacitar o aluno a desenvolver protótipos interativos para testes com usuários.
Objetivo: apresentar os fundamentos e conceitos de User Analytics, para um o aprofundamento da pesquisa do usuário com dados quantitativos.
Objetivo: a intenção do curso é apresentar, debater e exercitar as etapas envolvidas no processo de desenvolvimento de projetos de visualizações de dados. Por meio de conteúdos teóricos e práticos, o curso objetiva desenvolver nos participantes as competências necessárias para atuar na área de visualização de dados.